quarta-feira, 18 de maio de 2011

EXPLICAÇÃO PARA O PREÇO INEXPLICÁVEL DA GASOLINA


Caros amigos apaixonados por motores, estamos vivendo em um período – brasileiro – semelhante à crise de '70, aquela mesma que contribuiu fortemente para a redução do tamanho dos motores devido ao alto consumo de combustível que os beberrões possuiam, aliás, grandes saudades e vontade de viver em tempos em que v8 era esnobado e vendido a preço de fusca.
Retornando ao assunto do título,em 2006 e 2007 teve-se grandes projetos para construção de usinas de açúcar e álcool, até aqui tudo bem, as usinas até começaram a ser levantadas, algumas poucas concluidas, e então pensamos: “Bom, com mais etanol a gasolina baixará o preço e então poderemos encher o tanque do possante com pouco dinnheiro”. Mas lá longe desencadeou-se uma grande crise, e as usinas ainda não concluidas, e que em grande parte utilizavam-se de capital estrangeiro tiveram suas obras paralisadas, afinal em época de crise o melhor negócio é segurar o dinheiro que se tem – assim pensam os economistas.
No mesmo contexto aparece um senhorzinho muito querido pelo povo brasileiro e muito criticado pela elite de seu país e diz o seguinte: “Caros companheiros, o que lá fora é uma tempestade pra nóis só vai chegar uma marolinha, a tempestade tá longe, não vamos nos preocupar com isso”, bom e realmete enquato esse senhor tinha o poder da palavra não vimos a crise, e se vimos foi no meio de um nevoeiro em que não enchergamos nem 10% de sua fisionomia e tamanho. Solução para a crise: abaixaram se os impostos, principalmente o IPI dos carros, e: “Nunca na hitória desse país vendeu-se tanto carro novo!”.
Até aqui tudo parece perfeito, mercado financeiro altamente movimentado, todo mundo de carro 0km, sem crise...
Mas o sinhorzinho saiu da casinha de um grande clássico brasileiro – Brasília – e deixou o carro andando e fundindo sem ninguém perceber, e largou o velante na mão de uma outra senhora, “Mulher no volante é um perigo constante”, a coitada toda felizinha pela posse do possante nem se deu conta do problema que o motor estava prestes a dar.
Ah, e nesse contexto todo ainda temos o pré-sal, o trunfo do brasil, a melhor coisa que já descobrimos, mas de que adianta se está parado?
Bom, retornando, grande volume de carros andando nas ruas, ou ao menos tentando andar quando o engarrafamento deixa, e para andar eles precizam de combustível, usinas paralisadas, gasolina com quantidade limitada, e aí?
O etanol produzido já não é mais o suficiente para suprir as necessidades dos autos, a gasosa está “acabando”, então “Vamos aumentar o preço da gasosa para que os consumidores consumam menos” ou gastem mais quem sabe.
E isso aí não para por aqui não, conforme o contexto apresentado, não para por aqui, isso vai interferir indiretamente lá no preço da cesta básica, do seu docinho após o almoço e muitas outras coisas. Pois como todos sabemos o açúcar e o etanol são produtos que concorrem a mesma matéria-prima, e com o preço do etanol supervalorizado as usinas darão alta preferência à produção de etanol, e sem açúcar no mercado ( como toda mercadoria, economicamente falando, quanto menor a oferta e/ou maior a procura, maior também é o preço ) O PREÇO DELE TAMBÉM VAI SUBIR!
E infelizmente lhes digo que gastaremos mais ao abastecermos os carros e a doceira durante, no mínimo, seis meses, pois não há grandes soluções à curto prazo para este problema.
E o que diziam que seria-nos uma marolinha está nos afetando AGORA. Uma das misturas mais venenosas, ao bolso, já vistas: aumento da possibilidade de se comprar carro novo e crise financeira mundial.
Aos amigos que estão de visita por interesse na matéria acima apresentada, lembrem-se de que estão em um blog de assuntos automobilisticos, então não se usa de termos altamente técnicos à economia e sim ao automobilismo, trata-se de um pequeno texto e uma leve explicação às nossas indagações ao pagar o frentista.
E deixo aqui espaço para maiores críticas e talvez algumas complementações no espaço de comentários, obrigado.
Lembrando que em algumas regiões do Brasil a gasolina está custando mais que R$3,00(quase U$2,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário